O marketing tradicional dominou o mundo com milhares de agências atendendo milhares de empresas. Mas, naquela época, essas empresas não tinham todas as opções necessárias para atingir o grande público. As únicas alternativas eram jornais, revistas, rádios e emissoras de TV. O marketing digital revolucionou esse mundo da propaganda.
Atualmente, a internet oferece inclusive opções personalizadas para o marketing digital. Assim, não há mais necessidade de altos investimentos, como os custos de divulgação em mídias offline.
Contudo, não vale pensar que basta colocar uma foto com uma mensagem, divulgar a empresa no Facebook ou no Instagram e ter resolvido desta forma todos os problemas.
Técnicas foram desenvolvidas, as estratégias estão em constante transformação e o marketing digital é hoje considerado uma atividade profissional. Basta dar atenção ao método inovador e revolucionário do inbound marketing, por exemplo. Esse método transformou totalmente a maneira como as empresas devem agir com relação ao seu público-alvo.
Portanto, para fazer um bom marketing digital, não se deve apenas contratar alguém que saiba navegar na internet. Nem mesmo aquelas pessoas que dizem ter fórmulas prontas de estratégias de marketing. É necessário muito mais do que apenas as ferramentas disponíveis inclusive de forma gratuita na internet.
Marketing digital: uma atividade sem fórmulas prontas
Com tanto conteúdo na internet sobre marketing digital, certamente você encontrará pessoas que possuem fórmulas mágicas para divulgar sua empresa. Elas podem criar uma campanha de links patrocinados ou uma página no Facebook. Podem ainda dizer que tem ideias maravilhosas para aumentar suas vendas.
A internet oferece todas as possibilidades de fazer marketing digital. Cabe a você escolher entre um método amadorístico que utiliza ferramentas gratuitas ou uma atividade profissional que realmente traga resultados. Resultados esses atingidos com campanhas assertivas e que demonstrem que você investiu em marketing e não apenas gastou com propaganda.
Um dos grandes problemas do marketing digital é exatamente a falta de conhecimento e de informações por parte dos empresários. Isso os leva a contratar serviços sem saber exatamente o que está sendo contratado.
O marketing digital não é apenas comprar links patrocinados ou criar uma base de e-mails para enviar mensagens para pretensos potenciais clientes, ou fazer um anúncio usando o Photoshop para colocar no Facebook.
Naturalmente, essas ações são válidas e algumas até podem oferecer bons resultados. Contudo, não são apenas essas as ações do marketing digital. Existe um contexto muito mais amplo, que exige atenção objetiva. Do contrário, tornam-se ações que precisam de investimento e não oferecem o retorno necessário.
Como a divulgação digital funciona?
Para entender bem o conceito do que denominamos marketing digital, vamos esclarecer que o termo “digital” apenas foi acrescentado numa atividade que já era bastante comum antes da internet.
A grande diferença é que o marketing digital oferece diferentes estratégias, específicas para o mundo da internet, muito distintas das ações do marketing tradicional. Contudo, não deixa de ser o que conhecemos como marketing.
No marketing digital não se pode fazer um bom trabalho de divulgação se não houver uma prévia análise da maneira como a empresa enxerga e age com seu marketing tradicional, ou seja, é preciso alinhar o pensamento da empresa com o marketing que será aplicado online.
Assim, é preciso conhecer o produto, é necessário analisar os concorrentes e o que estão fazendo no mundo digital, conhecer o público-alvo e somente tomar qualquer atitude para incrementar o marketing digital depois de analisar a posição da empresa, tanto fisicamente quanto no mundo virtual.
A adequação das estratégias a serem aplicadas no marketing digital exigem ainda a avaliação do porte da empresa, conciliando as ações com o budget disponível. O profissional precisa apresentar criatividade, uma linha de trabalho coerente e muita experiência com marketing.
Como o mundo virtual não tem limites, quem trabalha com marketing digital deve ter a mente aberta para as inovações, senso crítico e capacidade de manter o foco em suas estratégias, possibilitando um bom retorno financeiro através do aumento das vendas ou o fortalecimento da marca perante o público-alvo.
O digital e a linha do tempo
Já dissemos da amplitude do mundo virtual, sem fronteiras geográficas e sem qualquer tipo de discriminação. Uma empresa que investe em marketing digital deve entender essa amplitude, sabendo desde o início que as estratégias aplicadas não oferecem retorno imediato.
O marketing digital exige investimentos de curto, médio e longo prazo, com constante acompanhamento e análise dos resultados de cada ação. Através dessa análise, o profissional de marketing terá condições de fazer os ajustes necessários, tornando as estratégias cada dia mais eficientes.
Desde alguns anos, o marketing digital vem sendo praticado através de novas técnicas. Uma das que mais se destacam é o marketing de conteúdo, ou content marketing. É uma estratégia que vai ao encontro das necessidades dos usuários e mantem a empresa competitiva no mundo digital.
A adoção do marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para o marketing digital. Principalmente porque os mecanismos de pesquisa, como Google, utilizam algoritmos para apresentar resultados através do que as empresas estão postando.
As estratégias do marketing digital podem ser as mais variadas. E, como podemos ver, não existe uma fórmula mágica uma empresa se tornar conhecida no mundo virtual. O que se deve ter em mente é que agora, uma empresa precisa fazer com que o cliente venha procurá-la e não, como antes, gastar fortunas em divulgação para tentar atingir o cliente.
O digital tem como foco o público-alvo, que está espalhado por todos os cantos do mundo. Não é mais aquela pessoa que vê um comercial na TV e se interessa pelo produto. Estamos falando de alguém que quer saber se a empresa merece sua presença. Se você está interessado em aplicar esta nova visão do marketing em seu negócio, procure uma agência de inbound marketing.
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