O que antes conhecíamos como marketing subiu de patamar e chegou a um novo conceito: o inbound marketing, ou marketing de atração.

Ao contrário do marketing tradicional, em que as empresas procuram seus clientes através de anúncios e promoções, o inbound faz com que os clientes procurem a empresa.

O inbound marketing possui uma série de estratégias de marketing digital para isso, divididas em algumas etapas, fazendo a atração, a conversão, o fechamento de vendas e a fidelização dos clientes.

Aqui você vai conhecer as principais estratégias para conseguir bons resultados com o inbound marketing, fazendo com que sua empresa seja procurada pelos seus clientes:

  • Inbound marketing: as personas

O inbound marketing deve partir do público-alvo que se procura atingir e, para isso, é preciso criar a persona. Ou seja, uma espécie de personagem para entender melhor quem são os clientes e suas necessidades.

O objetivo da criação de personas é descrever como podem ser os clientes para os produtos e serviços oferecidos por você. É importante especificar suas características básicas para que possam ter um perfil compatível com o que a empresa oferece.

  • Inbound marketing: criar um blog

O inbound tem como base a produção de conteúdo e, para postar conteúdo, é preciso ter um blog. O blog deve ser voltado para conteúdos específicos da empresa, de seus produtos e serviços. Tais conteúdos devem ser criados de forma a atender as personas criadas para a empresa.

O mais importante é manter o blog sempre atualizado, com postagens frequentes e com conteúdo original. Atenda a vontade dos leitores, ou seja, acompanhe os comentários e responda na forma de esclarecimentos através de postagens.

  • Inbound marketing e a jornada de compra

No inbound marketing devemos seguir a jornada de compra. Considere as seguintes etapas, percorridas pelo visitante, que se tornará lead e depois cliente:

  • Descoberta e aprendizado;
  • Reconhecimento do problema e da oportunidade;
  • Consolidação da solução;
  • Avaliação e compra;
  • Atendimento e suporte.

Cada uma dessas etapas deve ter conteúdos diferentes, sempre pensando no cliente, atendendo a cada situação da etapa de compra.

  • Inbound marketing e as palavras-chave

O conteúdo do blog não deve apenas ser bem escrito, mas também oferecer autoridade e passar confiança para os leitores. É necessário também ser encontrado pelo Google através do mecanismo de busca, aparecendo sempre que um usuário faz uma pesquisa.

Para conseguir ser visto no Google é preciso aplicar as técnicas de SEO. Deve-se usar estratégias para aumentar o número de visitas e melhorar o posicionamento do blog nos mecanismos de busca. Além disso, é importante fazer com que o blog apareça nos primeiros resultados.

  • Inbound marketing e o comarketing

O comarketing é o marketing colaborativo, um conceito relativamente novo. Acontece quando duas empresas do mesmo segmento, que não sejam concorrentes, se unem para potencializar os resultados do inbound marketing.

Como não são concorrentes, essa união faz com que ambas tenham acesso a uma mesma base de clientes. Isso ajuda a reduzir custos, dividir os gastos e responsabilidades, além de acelerar o desenvolvimento do negócio.

  • Inbound marketing e informação otimizada

Além do blog, no inbound marketing a empresa precisa ter boa arquitetura, com poucos níveis e URLs amigáveis. Isso facilita a navegação e garante que o visitante permaneça mais tempo. Assim, ele terá a oportunidade de se cadastrar para sua base de leads.

  • Inbound marketing e tempo de carregamento

O tempo de carregamento de um site é um dos principais influenciadores para que um usuário permaneça ou procure outro site, e isso afeta diretamente a taxa de conversão.

Um dos principais objetivos do inbound marketing é converter os usuários em leads e páginas que carregam muito devagar fazem com que o usuário procure outra página similar. Portanto, é importante manter um site com tempo de carregamento rápido e com formulários práticos e fáceis de preencher.

  • Inbound marketing e site responsivo

Os sites que não são adaptados para serem vistos em smartphones e tablets não encontram relevância nem mesmo nos mecanismos de busca orgânica do Google. E isso acontece principalmente porque os dispositivos móveis são mais usados pelos usuários do que os computadores de mesa.

Dessa forma, é de suma importância manter um site responsivo no inbound marketing, possibilitando que o site tenha melhor posicionamento nos mecanismos de busca e conseguindo que seu site ou blog tenha mais cadastros de leads para atender às outras etapas do inbound.

  • Inbound marketing e o conteúdo gerado pelo usuário

A maior parte dos usuários da internet costuma ler comentários e avaliações de produtos antes de fazer qualquer compra online, e isso influencia diretamente no inbound marketing.

Além disso, os comentários e avaliações também contribuem para a otimização de um site, ajudando a passar maior credibilidade para novos usuários na hora de se cadastrar e preencher um formulário, compartilhando seus dados pessoais. Portanto, o site ou blog deve estar habilitado para receber comentários e avaliações.

  • Inbound marketing e as métricas

Um dos cuidados mais importantes ao trabalhar com inbound marketing é fazer o acompanhamento de cada campanha realizada, usando as ferramentas adequadas e conhecendo o número de visitantes, quantas pessoas clicaram em anúncios, quantos visitantes se cadastraram e em que etapa do funil de vendas eles se encontram.

O inbound marketing permite esse acompanhando e você pode usar diversas ferramentas para fazer isso. Com o acompanhamento é possível continuar usando determinadas estratégias ou fazer o seu redirecionamento, sempre com vistas a atender o que seu público-alvo está procurando.

Conclusão

O inbound marketing revolucionou as estratégias de marketing com excelentes resultados. Se você ainda não se rendeu às evidências, analise o que procura na internet: quando você faz uma pesquisa sobre um determinado assunto ou sobre um produto, mesmo sem querer você está procurando conteúdo relevante, que possa lhe trazer novas informações.

Se você pretende aplicar o inbound marketing em sua empresa, consulte uma agência de marketing digital. Lendo o artigo que publicamos você vai saber mais sobre o que uma agência faz para sua empresa.

 

Este artigos também podem ser do seu interesse:

O que é marketing digital e por que é tão importante usá-lo em seu negócio?

O que significa SEO e como aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *