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Inbound Marketing. 10 Técnicas infalíveis para captar leads

 

 

O que é inbound Marketing?

Ao contrário do marketing tradicional, em que as empresas procuram seus clientes através de anúncios e promoções, o Inbound marketing, ou marketing de atração faz com que os clientes procurem a empresa.

inbound marketing possui uma série de estratégias de marketing digital para isso, divididas em algumas etapas, fazendo a atração, a conversão, o fechamento de vendas e a fidelização dos clientes.

Conheça as principais estratégias para conseguir bons resultados com o inbound  faça com que a sua empresa seja procurada pelos seus clientes:

Inbound marketing e a criação de personas

inbound marketing deve partir do público-alvo que se procura atingir e, para isso, é preciso criar a persona, ou seja, uma espécie de personagem para entender melhor quem são os clientes e suas necessidades.

O objetivo da criação de personas é descrever como podem ser os clientes para os produtos e serviços oferecidos por você, mas é importante especificar suas características básicas para que possam ter um perfil compatível com o que a empresa oferece.

Blog como ferramenta inbound

O inbound tem como base a produção de conteúdo mas, para postar conteúdo é preciso ter um blog.

Portanto, o blog do seu site precisa ter conteúdos específicos da empresa e planejados para atender as personas que foram pré-definidas em sua pesquisa de marketing.

Escrever um conteúdo original com postagens frequentes e manter o blogue atualizado é bastante importe pois atende as demandas de pesquisas feitas pelos usuários da Internet.

Sendo assim, acompanhe os comentários e responda na forma de esclarecimentos através de postagens.

Entendendo a jornada de compra

No inbound devemos seguir a jornada de compra. Considere as seguintes etapas, percorridas pelo visitante, que se tornará lead e depois cliente:

  • Descoberta e aprendizado;
  • Reconhecimento do problema e da oportunidade;
  • Consolidação da solução;
  • Avaliação e compra;
  • Atendimento e suporte.

Cada uma dessas etapas deve ter conteúdos diferentes, sempre pensando no cliente, atendendo a cada situação da etapa de compra.

As palavras-chave no inbound

Escreva um tipo de conteúdo bem redigido, com autoridade suficiente para transmitir confiança para os leitores.

É necessário também ser encontrado pelo Google sempre que um usuário fizer uma pesquisa.

Para conseguir ser visto no Google é preciso aplicar as técnicas de SEO. Porém, deve-se usar estratégias para aumentar o número de visitas e melhorar o posicionamento do blog nos mecanismos de busca. Além disso, é importante fazer com que o blog apareça nos primeiros resultados.

Inbound marketing e o comarketing

O comarketing é o marketing colaborativo, um conceito relativamente novo e acontece quando duas empresas do mesmo segmento, que não sejam concorrentes, se unem para potencializar os resultados.

Como não são concorrentes, essa união faz com que ambas tenham acesso a uma mesma base de clientes. Sobretudo, isso ajuda a reduzir custos, dividir os gastos e responsabilidades, além de acelerar o desenvolvimento do negócio.

A otimização de conteúdos

Além do blog a empresa precisa ter boa arquitetura, com poucos níveis e URLs amigáveis pois, isso facilita a navegação e garante que o visitante permaneça mais tempo.

Assim, ele terá a oportunidade de se cadastrar para sua base de leads.

Tempo de carregamento de páginas

O tempo de carregamento de um site é um dos principais influenciadores para que um usuário permaneça ou procure outro site, pois isso afeta diretamente a taxa de conversão.

Um dos principais objetivos do inbound marketing é converter os usuários em leads e páginas que carregam muito devagar fazem com que o usuário procure outra página similar. Portanto, é importante manter um site com tempo de carregamento rápido e com formulários práticos e fáceis de preencher.

O uso de site responsivo

Os sites que não são adaptados para serem vistos em smartphones e tablets não encontram relevância nem mesmo nos mecanismos de busca orgânica do Google. E isso acontece principalmente porque os dispositivos móveis são mais usados pelos usuários do que os computadores de mesa.

Dessa forma, é de suma importância manter um site responsivo no inbound marketing, possibilitando que o site tenha melhor posicionamento nos mecanismos de busca e conseguindo que seu site ou blog tenha mais cadastros de leads para atender às outras etapas do inbound.

Inbound marketing e o conteúdo gerado pelo usuário

A maior parte dos usuários da internet costuma ler comentários e avaliações de produtos antes de fazer qualquer compra online, e isso influencia diretamente no inbound marketing.

Além disso, os comentários e avaliações também contribuem para a otimização de um site, ajudando a passar maior credibilidade para novos usuários na hora de se cadastrar e preencher um formulário, compartilhando seus dados pessoais. Portanto, o site ou blog deve estar habilitado para receber comentários e avaliações.

Inbound marketing e as métricas

Contudo, um dos cuidados mais importantes ao trabalhar com inbound marketing é fazer o acompanhamento de cada campanha realizada, usando as ferramentas adequadas e conhecendo o número de visitantes, quantas pessoas clicaram em anúncios, quantos visitantes se cadastraram e em que etapa do funil de vendas eles se encontram.

inbound marketing permite esse acompanhando e você pode usar diversas ferramentas para fazer isso. Para atender as pequisas feitas pelo seu público faça um acompanhamento e inclua em suas estratégias o redirecionamento para páginas internas e externas específicas.

Conclusão

Resumindo, o inbound marketing revolucionou as estratégias de marketing com excelentes resultados.

Pesquisar na internet significa buscar conteúdo relevante para obter informações novas, independentemente de suas intenções iniciais.

Em suma: se você pretende aplicar o inbound marketing em sua empresa, consulte uma agência de marketing digital. Lendo o artigo que publicamos você vai saber mais sobre o que uma agência faz para sua empresa.


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